segunda-feira, 1 de abril de 2013

Autismo

Dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo


No dia 2 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), instituído em 2007 pela Resolução nº 62/139 da Organização das Nações Unidas.

Para despertar a atenção da sociedade para a gravidade do problema, são realizados vários eventos, promovidos por entidades governamentais e não governamentais tais como palestras, panfletagens, corridas e caminhadas. Através da disseminação do conhecimento, busca-se também quebrar preconceitos e barreiras.

Como parte das celebrações, vários monumentos em todo o mundo estão sendo iluminados com a cor azul durante a noite de 2 de abril e nos dias anteriores. Trata-se da campanha Light It Up Blue, criada originalmente pela associação Autism Speaks e depois acompanhada por outros entes. Nos últimos anos, foram iluminados em azul vários marcos e monumentos significativos do Brasil, como o Congresso Nacional e o Cristo Redentor, e de Teresina, como a Ponte Estaiada e o Palácio de Karnak.

Autismo
O autismo é uma desordem global do desenvolvimento, afetando a maneira como esses indivíduos se comportam, comunicam e interagem socialmente. Trata-se de uma questão de saúde pública, de graves proporções.

Trata-se de uma síndrome complexa e muito mais comum do que se pensa. Atualmente, o número mais aceito no mundo é a estatística do Center of Diseases Control and Prevention (CDC), órgão do governo dos Estados Unidos, que afirma que uma em cada 88 crianças é autista. Trata-se de uma proporção alarmante e crescente: nessa faixa etária, o número de autistas é superior aos casos de síndrome de Down, paralisia cerebral, diabetes, câncer e AIDS – todos juntos e somados.

No Brasil, estima-se que existam 2 milhões de autistas. No mundo, segundo a ONU, acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com autismo. A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo